Os principais tipos de energia solar são a fotovoltaica, que usa painéis com células fotovoltaicas para gerar eletricidade, e a energia solar térmica, que aproveita o calor do sol para aquecer água. Essas tecnologias permitem a geração de energia limpa, diminuindo o impacto ambiental e reduzindo os custos com eletricidade.
Há ainda uma terceira opção, conhecida como energia solar heliotérmica, capaz de armazenar o calor do sol em tanques para, posteriormente, evaporar a água e gerar eletricidade.
Quer entender como funciona a energia solar, os diferentes sistemas disponíveis e como você pode utilizá-los para economizar e contribuir com o meio ambiente? Continue com a gente!
Energia solar fotovoltaica
Como falamos, esse sistema funciona mediante painéis solares compostos por células fotovoltaicas, que captam os raios solares e os convertem em eletricidade.
Para realizar este processo de mudança de corrente, é necessário um inversor para transformar a energia solar de corrente alternada (CA) para corrente contínua (CC), ideal para os aparelhos de casas ou empresas, e pode ser integrado à rede elétrica pública, o que garante maior segurança energética.
Logo, investir em um sistema de energia fotovoltaica é uma excelente alternativa para reduzir os custos e apoiar tecnologias sustentáveis, como carros elétricos e até mesmo o carro movido a energia solar, que pode ser alimentado diretamente pela energia limpa gerada pelos painéis solares.. E, ao vender energia solar, você pode maximizar os benefícios financeiros enquanto contribui para um futuro mais sustentável.
Leia também: como diversificar a minha carteira e investir em usinas?
Energia solar heliotérmica
A energia heliotérmica, ou termossolar, é proveniente do armazenamento da energia térmica do sol em tanques. Neles existe um fluxo pelos quais passa água, gerando vapor e, então, energia elétrica.
Esse sistema diversifica ainda mais a matriz energética brasileira em termos de energia renovável, reduzindo ainda mais a dependência de combustíveis fósseis.
Energia solar térmica
A energia solar térmica funciona capturando o calor dos raios solares para aquecer a água. Esse sistema também utiliza placa solares, mas do tipo coletor térmico, que recebe a radiação solar e esquenta a água. Após aquecida, ela vai para um reservatório capaz de manter a sua temperatura para uso imediato ou posterior.
As placas solares para esse sistema precisam ser construídas com materiais que sejam bons condutores de corrente, como o cobre e o alumínio, já que a finalidade é gerar energia térmica.
Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?
Agora que você já sabe como essa fonte renovável funciona — considerando seus principais tipos de energia solar — vamos conferir as principais vantagens e desvantagens do seu uso.
Vantagens
As vantagens são inúmeras, veja as principais:
- redução de custos com energia: a energia solar permite residências e empresas reduzirem suas contas de luz por muitos anos, já que a vida útil dos painéis solares pode chegar a 30 anos;
- baixa emissão de poluentes: ela é uma fonte limpa de energia. Ao contrário dos combustíveis fósseis, ela não emite gases de efeito estufa durante a geração de eletricidade, contribuindo para a preservação do meio ambiente e redução da pegada de carbono;
- independência energética: a partir da energia solar, os usuários podem diminuir sua dependência de fontes de energia tradicionais, ao adicionar um sistema de baterias a solução, e se proteger da variação de preços do fornecimento da rede pública e dos combustíveis.
Desvantagens
As desvantagens, apesar de não serem tão impactantes, também precisam ser conhecidas. Vamos conferir:
- custo inicial de instalação: apesar da economia a longo justificar o investimento, o custo inicial da instalação de painéis solares e equipamentos pode ser elevado a depender da necessidade;
- intermitência na geração: a geração de energia solar depende da luz do sol, o que significa que sua produção pode ser afetada por condições climáticas, como dias nublados ou chuvosos, além de não gerar eletricidade durante a noite;
- necessidade de espaço para instalação: os painéis solares requerem uma área considerável para a instalação, o que pode ser uma limitação para propriedades menores ou em áreas urbanas densamente povoadas.
Saiba mais: impactos da energia solar.
Como fica a conta de luz de quem tem energia solar?
Quem investe em energia solar pode notar uma redução significativa na conta de luz, que chega a até 95%.
Além disso, em alguns casos, o excedente de energia gerado pode ser injetado de volta na rede, proporcionando créditos que ajudam a compensar o valor da conta de luz. Essa economia traz benefícios financeiros para o bolso e para o meio ambiente.
Esses créditos têm validade de 60 meses (cinco anos) e podem, inclusive, serem aproveitados para abater as despesas energéticas de outras propriedades, desde que sejam do mesmo titular.
Veja também: o que mais gasta energia
A energia solar funciona em todos os momentos do dia?
A geração de energia solar varia ao longo do dia, sendo mais intensa durante as horas de sol pleno. Em períodos nublados, a produção pode ser reduzida, mas, ainda assim, os painéis solares conseguem captar luz difusa.
Para garantir o uso contínuo da energia, muitos sistemas de energia solar são equipados com baterias que armazenam o excesso de energia gerada durante o dia.
Assim, mesmo em dias sem sol, é possível utilizar a energia acumulada, garantindo uma fonte confiável de eletricidade, independentemente das condições climáticas.
Saiba mais: quanto gera uma placa solar
Garanta seu sistema de energia solar
Investir em energia solar é uma excelente escolha para reduzir custos e contribuir com o meio ambiente.
Se você deseja aproveitar os benefícios da energia solar, a Descarbonize oferece soluções completas para a instalação do sistema fotovoltaico. Nossos especialistas estão prontos para encontrar a melhor opção para suas necessidades. Entre em contato conosco e comece a economizar já!